domingo, 20 de maio de 2012

VERMELHO, LARANJA E AMARELO e um pouco de História!


O VERMELHO:

A palavra vermelho tem sua origem no latim, VERMICULUS, que significa verme, insento, agressividade.

O vermelho é a cor mais saturada do espectro solar, tem alto grau de cromaticidade, por isso é muito mais visível que as demais, o olho a distingue com muito mais facilidade por ela se destacar visualmente entre as demais, e justamente por pertencer ao espectro solar, é considerada uma cor primitiva ou fundamental. O vermelho é uma cor primária na luz, indecomponível portanto. Como cor-luz tem como complementar, o ciano e como cor-pigmento, o verde.

Para muitos povos, o vermelho é a cor mais importante. A cor do princípio da vida, do fogo e do sangue. No ocidente é a cor de Dionísio, deus do vinho para os pagões romanos. E a cor do amor divino para os cristãos. É a cor de Marte, dos conquistadores e guerreiros, dos generais romanos e imperadores, e do amor ardente. E, a partir da comuna da Paris, passou a simbolizar a revolução proletária e hoje ainda é símbolo ideológico. No oriente evoca calor, ação, expansão, paixão, sendo a cor dos rajás. No Japão é símbolo da sinceridade e felicidade.

O vermelho é a única cor que quando clareada perde as suas características essencias, por exemplo, clareada com amarelo produz o laranja, ou com o branco, produz rosa.




O LARANJA:

Derivado do vermelho, o laranja, tem como cor complementar, o índigo e é resultado da mistura do vermelho com o amarelo.

O comprimento de onda do laranja é tão grande que também é considerada uma cor que remete ao calor, uma cor quente.

De origem persa ou árabe, a palavra laranja pode designar tanto a cor como a fruta.

É uma cor que agrada aos jovens por sua vivacidade, é a cor dos esportes e da energia construtiva tanto física quanto mental.



O AMARELO:

Produz calor e é a cor que se complementa pelo violeta. É a cor do ouro. Conta a mitologia grega, que o másculo carro de Apolo, deus da luz, era amarelo.

Desde o Antigo Egito, o amarelo aparecia nos livros dos mortos, nas decorações de palácios, templos e túmulos, para cobrir os corpos femininos em contraposição ao vermelho para os corpos masculinos. É a cor do pomo da discórdia. Na Índia, a faca utilizada nos sacrifícios devia ser de ouro porque o ouro é a luz dourada capaz de ganhar o reino dos deuses. Para os chineses, o amarelo associa-se ao preto como seu oposto e complementar, como as forças contraditórias do Yin e Yang, do redondo e o quadrado, do ativo e passivo, etc. Entre os cristãos, o amarelo é a cor da eternidade e da fé.






* Estes textos foram retirados de pesquisas para minha monografia durante pós-graduação em Design de Móveis.

Nenhum comentário: