quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Paisley Pattern




















Uma das minhas estampas favoritas!!
E podemos aprender coisas através dela:

"O paisley era um grande símbolo do movimento hippie e especialmente da contracultura, movimento de contestação social, que buscava uma transformação dos valores e costumes da época.
Antes dessa apropriação, o Paisley tinha uma conotação sofisticada. Era a cara da riqueza dos aristocratas britânicos, usado em gravatas de gente rica, robes, camisas e vestidos de seda, xales de cashmere. E era exatamente o que o movimento da contracultura tava bem afim de fazer: Pegar algo das camadas abastadas e dar um significado popular, subverter tudo aquilo. Jimi Hendrix e Janis Joplin, deuses do rock, são exemplos de gente que adotou o Paisley como símbolo."

"E você já deve ter lido por aí que essa é uma estampa que veio da Índia, e de certa forma, veio mesmo. Xales estampados com o Paisley (que ainda não tinha esse nome) eram feitos na Caxemira, desde o século dezessete, mas só com a Companhia Britânica das Índias Orientais, que comercializava as especiarias e exotismos produzidos lá, é que a estampa ganhou o Ocidente. Os britânicos começaram a trazer e importar xales de cashmere estampadas com Paisley para o Reino Unido, só que o custo era muito alto e, depois de um tempo, a produção in loco não era capaz de suprir a demanda inglesa."

"Foi então que manufaturas no interior da terra da Rainha (na época, era a Victória quem mandava por lá) começaram a reproduzir a estampa, para que o custo diminuísse exponencialmente, e também foram adaptando ao gosto do freguês, com cores que agradavam aos ingleses, e que pasmem, quase nada tinham a ver com a estampa original. O nome da cidade que mais fabricava cópias da estampa indiana? Paisley."


" De início eram apenas xales, mas depois, o céu era o limite. A estampa se tornou tão popular que, ao lado do Chintz (aquelas flores que estampam as porcelanas do chá inglês), praticamente perdeu sua conexão com a Índia, mas se tornou, no imaginário popular, um símbolo britânico"


 
 







Um comentário:

Paula disse...

Adorei!
TUDO!!!!
ainda mais com significado!
Bjus